Gente Como Nós
Podíamos ser todos assim!
Não sou um tipo que se acha melhor do que os outros, mas sinto que no mínimo tenho algum "quê" de civismo. Hoje vou falar sobre racismo (assunto que me ocorreu ontem, até por algo que aconteceu enquanto saía do Registo Civil).
Ciganos! Geralmente, são donos de má fama por parte da Sociedade.
Ainda ontem, depois de ter saído da secretária da funcionária que me atendeu, um senhor de etnia cigana dirigiu-se a mim e perguntou:
- "O senhor é daqui?"
Ao qual eu respondi prontamente que "Sim!" e embora eu fosse apenas um utente, senti que o poderia ajudar. Foi então que me colocou a sua dúvida e num minuto o ajudei.
Agradeceu-me. Sorri e fui-me embora.
Nunca tive problemas com ciganos (não quer dizer que não venha a ter, mas não é por serem ciganos). Já fui vizinho de alguns, já os tive como companheiros de equipa quando jogava futebol, já dei boleia a outros. Todos me trataram bem, todos foram bem educados.
A cada passo, ligamos a TV ou abrimos o jornal e vemos notícias sobre assaltos, violações, violência doméstica, etc... Quantos deles eram ciganos?! Já me estragaram calçado, já me furtaram uma t-shirt, já me levaram o lanche, já sofri bullying (sim é verdade, mas também não vou falar sobre isso) e nenhum dos autores era cigano. Dá que pensar?
Posto isto...
O Racismo (e a discriminação em geral) é algo que não deveria existir, nem mesmo a própria palavra. Não é a etnia, a cor, o sexo, a roupa que usa, nem os likes que tem nas fotografias que define uma pessoa, mas sim os seus princípios.
São todos gente como nós!